Home / Áreas de Atuação /

Transtornos de Ansiedade

Transtornos de Ansiedade
Ansiedade é um estado emocional que faz parte das experiências de qualquer pessoa em determinados momentos da vida. É um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, preocupação, insegurança, angústia, tensão e desconforto por uma situação de perigo ou por algo novo e desconhecido.

Além dos componentes psicológicos, a ansiedade pode gerar reações fisiológicas como uma sensação de aperto no peito e na garganta, dificuldade para respirar, fraqueza nas pernas, secura da boca, sudorese, arrepios, tremor, vômitos, palpitação, dores abdominais e outras sensações subjetivas.

Há, todavia, uma diferença entre a ansiedade vivenciada em sua normalidade, e uma ansiedade exagerada, desproporcional às situações, com duração prolongada. Este tipo de reação ansiosa é compreendida como patológica, podendo configurar um Transtorno de Ansiedade. Existem escalas cientificamente elaboradas e outras técnicas que ajudam a medir a ansiedade normal e a ansiedade patológica.

Os Transtornos de Ansiedade são quadros psiquiátricos que levam a importantes prejuízos, limitações e piora na qualidade de vida do indivíduo. São os transtornos mais comuns na população em geral, tanto em crianças quanto em adultos, com prevalência de 12,5% ao longo da vida. Reações exageradas a um estímulo ansiogênico se desenvolvem geralmente em indivíduos com uma predisposição neurobiológica herdada.

Estes transtornos revelam importante impacto nos custos sociais; no sistema de saúde há gastos com tratamentos e buscas mais frequentes por atendimento médico devido aos sintomas físicos resultantes dos sintomas ansiosos. Além disso, há o intenso sofrimento individual vivenciado por estes pacientes, a maior morbidade e mortalidade, e a frequente presença de outros diagnósticos coexistentes (comorbidades).

Os transtornos classificados como Transtornos de Ansiedade são:
  • Ataque de Pânico
  • Agorafobia
  • Transtorno de Pânico Sem Agorafobia
  • Transtorno de Pânico Com Agorafobia
  • Agorafobia Sem Histórico de Transtorno de Pânico
  • Fobia Específica; Fobia Social; Transtorno Obsessivo-Compulsivo
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático
  • Transtorno de Estresse Agudo
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada
  • Transtorno de Ansiedade Devido a uma Condição Médica Geral
  • Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância
  • Transtorno de Ansiedade Sem Outra Especificação
  • Há também o Transtorno de Ansiedade de Separação, que geralmente se desenvolve na infância.
Para cada um destes Transtornos existem diversas características que agrupadas concluem um diagnóstico; a presença de um ou outro sintoma isolado não é suficiente para caracterizar qualquer Transtorno. É também essencial um diagnóstico bem feito, pois há semelhanças entre os sintomas presentes na Ansiedade e em outros transtornos.

A procura por especialistas que ajudem no diagnóstico e posterior tratamento é fundamental. A identificação precoce dos Transtornos de Ansiedade pode evitar repercussões negativas na vida de crianças e a ocorrência de maiores problemas psiquiátricos na vida adulta.
  • O tratamento pode acontecer através de psicoterapia e tratamento farmacológico, geralmente com a junção destas alternativas. O uso dos medicamentos dependerá de cada tipo de Transtorno, das respostas às intervenções e do quanto os sintomas são graves e incapacitantes para a pessoa.
Referências Bibliográficas:
Ana Regina GL Castilloa, Rogéria Recondob, Fernando R Asbahrc e Gisele G Manfrod. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2000. 22(Supl II):20-3.

Gabriela Bezerra de Menezes, Leonardo F Fontenelle, Sara Mululo, Márcio Versiani. Resistência ao tratamento nos transtornos de ansiedade: fobia social, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do pânico. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2007. 29(Supl II):S55-60.

Laura Helena S. G. Andrade e Clarice Gorenstein. Aspectos gerais das escalas de avaliação de ansiedade. Disponível em: <http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol25/n6/ansi256a.htm>

PSIQUIATRIA, Associação Americana de. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-IV-TR. Trad. Cláudia Dornelles, 4° ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2002 (p.419-420).
Receba atualizações por e-mail!
Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter uma vida saudável, aproveitar ao máximo a companhia de seus familiares e seus amigos e superar o estresse e o cansaço da rotina urbana!
Inscreva-se
Respeito sua privacidade e não farei Spam.
Contato
(11) 4564-3880
contato@drdanielsocrates.com.br
Rua Dr. Diogo de Faria, 775 - Conj. 61
Vila Mariana - São Paulo - SP
Cartões cerebro-02
Logos associações psiquiatria
Dr. Daniel Sócrates © 2016. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Eloísa Gouvêa.
Top